Performance

Treinamento Muscular Inspiratório no Ciclismo

Treinamento Muscular Inspiratório no Ciclismo

Navegue pelo conteúdo

No ciclismo, a musculatura das pernas é a grande geradora de força, no entanto, a transferência dessa potência para os pedais depende de uma adequada biomecânica. Por isso a estabilidade do core é de extrema importância para a performance.

O que a maioria dos ciclistas não sabe é que a musculatura inspiratória também tem função de estabilização do core. Portanto, atletas que têm essa musculatura mais forte e resistente são capazes de manter uma adequada transferência de potência por períodos mais longos, suportar posições aerodinâmicas por mais tempo, além de evitar lesões e desconfortos.

Notamos ao longo de um treino ou prova, que a fadiga dessa musculatura leva a alterações de movimento e dificuldade de manter a produção de watt. Os músculos e articulações sofrem sobrecarga, dores (lombar, cervical e até nos joelhos), aumentando o risco de lesões.

Ao treinar a musculatura respiratória, ocorre também um atraso do metaboreflexo. Esse fenômeno fisiológico é caracterizado por um desvio do aporte sanguíneo dos membros inferiores para priorizar a função respiratória durante o esforço intenso. Aliado a isso, ocorre um melhor controle respiratório, com consequente redução da percepção de esforço. Tudo isso somado resulta em uma melhora de performance.

Vem com a gente! Você merece pedalar com Êxito!

Publicado em 24/02/2024 às 16H55

Performance Esportiva

Performance Esportiva

Trabalhamos com técnicas personalizadas e inovadoras para otimizar sua saúde respiratória e, consequentemente, sua performance no esporte.

Precisa de mais informações?

Solicite agora um atendimento personalizado