Performance Esportiva
Trabalhamos com técnicas personalizadas e inovadoras para otimizar sua saúde respiratória e, consequentemente, sua performance no esporte.
A corrida é um esporte desafiador, que exige muito da nossa musculatura e do nosso sistema cardiorrespiratório. Um fator que muitas vezes é deixado de lado nos treinos, é a respiração.
Para performar bem, é necessário manter uma postura adequada e boa técnica. O que muitos atletas não sabem, é que a musculatura respiratória contribui para a estabilização do core, porém, quando sobrecarregada, priorizará sempre a respiração. Por isso, após estímulos intensos ou longos períodos de treino, perdemos essa contribuição com consequente perda de postura e técnica, levando a maior sobrecarga e exaustão precoce.
Durante atividades físicas intensas 15% do débito cardíaco é direcionado para a musculatura respiratória. Com treinos inspiratórios melhoramos a eficiência dessa musculatura, que consumirá menos oxigênio para realizar o mesmo trabalho. Dessa forma, um maior fluxo sanguíneo estará disponível para os membros inferiores, que poderão se manter ativos por mais tempo.
Outro componente importante da fadiga é a percepção subjetiva de esforço, e um dos fatores que influenciam essa sensação é o ritmo respiratório. Nosso cérebro associa o aumento da frequência respiratória ao cansaço e a tendência é que sejamos incapazes de manter essa intensidade por períodos prolongados. Com os treinos de TMI, adquirimos maior controle respiratório e reduzimos essa percepção.
Publicado em 25/02/2024 às 16H55
Trabalhamos com técnicas personalizadas e inovadoras para otimizar sua saúde respiratória e, consequentemente, sua performance no esporte.