Infantil

Como realizar a medicação aerossol?

Como realizar a medicação aerossol?

Navegue pelo conteúdo

É comum as pessoas chegarem com muitas dúvidas ao consultório, ou não terem sido instruídas a utilizar esse dispositivo corretamente. Utilizar de maneira correta a sua medicação inalatória garante que a medicação chegue de forma adequada aos pulmões, na dose certa, sem desperdício e isso pode fazer toda a diferença no resultado do tratamento.

Espaçador

Uma das principais dúvidas é: quando eu devo utilizar o espaçador? E a resposta é: sempre. Tanto adultos, quanto crianças devem usar o espaçador. Esse dispositivo torna o fluxo mais linear, melhorando a deposição da medicação nos pulmões e evita o acúmulo de medicação na boca, o que reduz muito os efeitos colaterais sistêmicos.
A única diferença entre adultos e crianças é a utilização da máscara. Adultos e crianças maiores, que entendem a técnica, podem realizar a medicação sem a máscara, colocando a boca direto no espaçador. Em bebês, crianças pequenas e pessoas que não entendem como puxar o ar inalado, é recomendado o uso da máscara acoplada ao espaçador.

Técnica correta

-Retire a tampa da medicação;
-Conecte a medicação ao espaçador (e a máscara, se for necessário);
-Agite o cilindro para misturar a medicação;
-Com o espaçador na boca (ou com a máscara no rosto da criança), dispare o puff.
-Na máscara: contamos 10 segundos e a criança vai respirar normalmente / Sem máscara: esvazie os pulmões antes de realizar o puff > dispare o puff > faça uma inspiração profunda e segure o ar por aproximadamente 10 segundos.
-Se for necessário realizar mais de um puff, agite novamente o cilindro entre uma dose e outra e repita o procedimento.

Dúvidas Frequentes

Posso fazer mesmo com a criança chorando? Pode. Algumas crianças se incomodam com a máscara presa ao rosto e vão chorar mesmo. O importante é que a medicação prescrita seja feita.

Tem problema fazer com a criança dormindo? Não. Pode fazer com a criança dormindo mesmo. Não é recomendado pular a medicação da noite só para não acordar a criança.

Posso fazer mais de um puff de uma vez, para acabar mais rápido? Não. Se na sua prescrição está pedindo “3 puffs”, você deve fazer um de cada vez (dando o intervalo de aproximadamente 20 segundos entre eles). Dentro do cilindro existe uma câmara dosadora. A cada puff disparado essa câmara se esvazia, levando em torno de 20 segundos para ser preenchida de medicação novamente. Então se você fizer um puff em seguida do outro, não estará usando a dose correta da medicação.

Posso fazer sem agitar o cilindro? Não. Se você não agitar, não vai misturar a medicação ao propelente (que é o que carrega a medicação até os pulmões), e quando fizer o puff vai receber apenas o propelente, sem medicação.

Fique atento, essas dicas podem fazer a diferença no curso do seu tratamento!

Publicado em 24/07/2024 às 10H13

Fisioterapia Respiratória Infantil

Fisioterapia Respiratória Infantil

É uma especialidade que visa tratar ou prevenir doenças que afetam o sistema respiratório em recém-nascidos e crianças. Através de técnicas manuais e com alguns equipamentos que auxiliam de acordo com as necessidades de cada paciente.

Precisa de mais informações?

Solicite agora um atendimento personalizado