Reabilitação

Reabilitação na Asma

Reabilitação na Asma

Navegue pelo conteúdo

Crianças com doenças pulmonares crônicas, como no caso da asma, normalmente tem sua capacidade física reduzida e músculos mais fracos. É comum na avaliação, quando perguntamos, elas relatarem que se cansam com facilidade, que evitam correr muito porque ficam tossindo, que não conseguem acompanhar os colegas nas brincadeiras ou que não gostam de esportes. Isso não é só triste, é preocupante!

A atividade física na infância reduz o sedentarismo e a prevalência de obesidade na vida adulta porque contribui para melhora do perfil lipídico e metabólico. É aí que a reabilitação cardiopulmonar entra, pra mudar completamente a vida dessas crianças (e futuros adultos).

A fisioterapia no trabalho de reabilitação cardiorrespiratória desses indivíduos, tem como objetivo fortalecer a musculatura inspiratória e a musculatura global (braços, pernas, região do core), mobilizar secreção e facilitar a expectoração, manter a via aérea mais aberta, diminuir as alterações posturais e biomecânicas para melhorar função pulmonar; fazer orientações que ajudem os pais no manejo da doença; realizar treinos aeróbicos específicos, com segurança, que devolvam condicionamento físico e permitam a prática de atividade física sem exacerbação da doença; e como consequência, a diminuição de medicações prescritas.

Com as orientações e condutas corretas, é possível que esses pacientes tenham vida normal, com sintomas e crises controlados, aumentando sobrevida e reduzindo internação e mortalidade.

Publicado em 05/01/2024 às 10H54

Reabilitação Cardiorrespiratória

Reabilitação Cardiorrespiratória

Avaliação completa e prescrição de exercícios para melhorar a capacidade funcional e qualidade de vida de adultos e crianças que tenham algum comprometimento respiratório, cardíaco ou síndromes metabólicas (hipertensão/diabetes).

Precisa de mais informações?

Solicite agora um atendimento personalizado