Reabilitação

Se meu problema é no pulmão, por que treinar o corpo inteiro?

Se meu problema é no pulmão, por que treinar o corpo inteiro?

Navegue pelo conteúdo

A reabilitação com fisioterapia respiratória é um programa de tratamento essencial para pessoas que têm doenças respiratórias crônicas, como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma, fibrose pulmonar, bronquiectasia e outras condições que afetam a função pulmonar. A fisioterapia desempenha um papel central na reabilitação pulmonar, focando em melhorar a função respiratória, aliviar sintomas, diminuir as chances de exacerbações e internações e proporcionar mais qualidade de vida.

Mas se eu preciso tratar o pulmão, por que vou fazer exercício para o corpo?

O sistema respiratório (pulmão, músculos inspiratórios e expiratórios) tem a importante função de captar oxigênio, mas quem vai leva-lo até nossos músculos (sistema muscular) é o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos). Esses três grandes sistemas trabalham em conjunto, e melhorando todos eles, teremos um melhor aproveitamento do oxigênio no corpo.

Os treinos aeróbicos e de fortalecimento muscular vão melhorar a aptidão cardiorrespiratória (entregando mais oxigênio para os músculos). Com ganho de força, nossos músculos gastam menos energia nas atividades diárias.

Então, ao fortalecer o corpo como um todo, você proporciona uma maior eficiência pulmonar, reduzindo os sintomas respiratórios e melhorando a funcionalidade.

Publicado em 30/10/2024 às 16H37

Reabilitação Cardiorrespiratória

Reabilitação Cardiorrespiratória

Avaliação completa e prescrição de exercícios para melhorar a capacidade funcional e qualidade de vida de adultos e crianças que tenham algum comprometimento respiratório, cardíaco ou síndromes metabólicas (hipertensão/diabetes).

Precisa de mais informações?

Solicite agora um atendimento personalizado